peregrinosdaestrada.com.br
Peregrinos da estrada

        COMO INSTALAR FARÓIS AUXILIARES EM SUA MOTO .

 

    Então pessoal, se você deseja intalar faróis auxiliares em sua moto, quero deixar minha contribuição, vc tem várias formas de instalar, pode ser com um suporte junto ao próprio farol da moto, ou em cima do mata cachorro ou outro lugar, mas basicamente o impoprtante são as ligações.

    Alguns instalam junto com a fiação principal do próprio farol da moto, o que não é muito recomendado em virtude do proprio dimensionamento elétrico da moto. Entâo o mais correto é fazer uma fiação auxiliar.

Primeiro passo:

    Faça um pré projeto de onde vc pretendo colocar o (os) faróis auxiliares. Estude bem a viabilidade deles ali . Se você tiver os esquemas elétricos da moto é uma boa.

Materiais necessários:

    Bom, eu estou me baseando na minha moto, que possui conjunto de fusíveis dentro da tampa lateral, se a sua moto não tiver este conjunto de fusíveis, vc terá que procurar a fiação que da passagem ao farol normal. Em motos com conjunto de fusíveis, descubra onde está o fio que dá passagem ao farol baixo da moto, pois este fio será o que irá ligar o relê para permitir seu acionamento. Caso vc queira utilizar os faróis mesmo com a moto desligada (desaconselho, pois em um eventual esquecimento deles ligados sua bateria em pouco tempo já era) ligue direto na bateria. :

    Material:

    Fiação vc irá precisar algo em torno de 4 mts de fio 2 vias dimensionados para até 40A. O (os) faróis propriamente ditos. Um relê universal 4 pontos 40 ampéres, um porta fusível também dimensionado para isso. Uma chave liga desliga. Ferro de solda e solda claro, Fita isolante e,ou capa termoplastica, Conectores macho e fêmea, caso não queira soldar direto.

    Agora vamos aos passos:

    Bom, as ligações são simples.

    Posicione a chave liga desliga no ponto que vc achar melhor ergonomicamente. vc irá soldar um fio entrando e um saindo na chave liga e desliga, um até o relê no pino 86.

o outro fio que vc pretende alimentar o relê, que no meu caso, é o que está alimentando o farol baixo da moto.(assim ele só aciona com a moto ligada).

    Em seguida você ligará um cabo positivo saindo da bateria, soldando em um dos pinos do porta fusivel, e outro ligando no relê no pino 30 com um conector apropriado ( solde o fio no conector) para depois conectá-lo no relê.

    Nos faróis auxiliares vc ira trazer o positivo deles até o conector 87 do relê da mesma forma que os outros, não esquecendo de fazer a ponte se forem 2 farois (vc liga os dois em um fio na frente e traz só um fio até o relê)

    O terra dos faróis vc pode ligar na massa da moto ou no neutro da bateria. E por ùltimo o pino 85 do relê vc ligará tambem no terra ou na massa da bateria.

Cuidados:

    Passar a fiação por debaixo do tanque, de preferencia dentro de mangueira, evitando ao máximo que ela passe perto do motor.

    Soldar bem os terminais e qualquer outras soldas, evite deixar pontos agudos, usar um fusível de 30A, cuidar muito para ver se não está fazendo as ligaçoes erradas, pois os danos podem ser grandes, colocando até fogo na motoca ( Ui!!!!!).

 

    PS: se vc não tem muita familiaridade com estes tipos de procedimento e se sentir inseguro, é melhor pedir para alguém mais experiente ajudá-lo, ou vá à uma auto-elétrica.

image28-big.jpg

O esquema abaixo representa a ligação direta na bateria.

Logo postarei fotos para um passo-a-passo