Peregrinos da Estrada
peregrinosdaestrada.com.br

                    Andar em Comboio

    Andar em comboio na estrada exige certa perícia e obediência a algumas regras básicas de segurança.

    No comboio à primeira moto é o "líder", o último é o "anjo", eles devem ser as motos em melhores condições e as mais potentes, o líder deve identificar possíveis problemas e orientar o resto do comboio, ditar a velocidade para que todos possam acompanhar.

    Quando necessitar realizar uma ultrapassagem , ele sinalizará, o resto do comboio sinaliza junto, para os demais ficarem cientes do que irá acontecer .

    Na eminência da ultrapassagem, o líder se posiciona junto à faixa e sinaliza sua intenção. os demais também sinalizam e se posicionam, o anjo é o primeiro a entrar na pista da esquerda, bloqueando o tráfego e garantindo segurança aos demais para a ultrapassagem.

    Os integrantes do comboio devem estar posicionados em zigue-zague na pista, guardando uma distância de uns 10 metros do companheiro ao lado, (20 metros do que está a sua frente), os menos experientes andando ao lado do acostamento, para um eventual problema ter uma área de escape segura. A função do anjo também é dar suporte e avisar o comboio caso haja algum problema com alguma moto no percurso.

    O líder pode sinalizar com seu braço esquerdo para chamar a atenção do grupo, estrada não é lugar de distração, lembre-se que moto foi feita para cair, caso contrário teria mais de duas rodas. 

    E a principal regra, ninguém abandona ninguém na estrada, amigos servem para se ajudar, correto?.

comboio.png

Comboio na Estrada

Site com muita informação relacionada à segurança motociclistica.


http://www.motoseguranca.com.br/manual.html