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Peregrinos da estrada


Desmontado e limpando a bomba de combustível.


Então amigos, acredito que este tutorial seja de grande ajuda para aqueles assim como eu tiveram a moto falhando, acendendo a luz da injeção e cortando a gasolina quando acelerava um pouco mais. Estas bombas são muito parecidas para todas as motos, inclusive carros, então se vc tem outro veículo com injeção, este tutorial pode ser de grande valia.


Se você não tem muita aptidão ou se sente inseguro para realizar tais procedimentos, sugiro procurar mão de obra competente, pois existe a possibilidade de danos se realizado de maneira errada.


 O Problema:

 A moto começou a ficar ficar meio estranha, as vezes meio amarrada para dar a partida, e neste fim de semana a bicha começou a encrencar, pois é 02 ela ficou fanfarrona.

 Hoje após ter retirado as velas para dar uma conferida, vi que elas estavam sujas de óleo, ou seja, não estava funcionando direito a queima, então lustrei com uma lixa fina os contatos internos e fechei o contato de fora para a medida padrão, ou seja 0,8 a 0,9 mm de folga entre o eletrodo.

 Daí resolvi sair para ver se havia resolvido o problema 02, e para minha surpresa a moto já começou a demonstrar problemas assim que dei a partida e acelerei.

 Voltei para dentro de casa e feliz da vida peguei a caixa de ferramentas e comecei a desmontar a moto:

 Como achei a causa do problema:

 Simples, como a moto estava difícil para dar a partida e já havia mexido nas velas, estas estavam sujas, quando a moto acelerava ela dava problema, mas em rotações mais lentas não dava, a bomba com um empuxo maior na gasolina fazia com que a sujeira gruda-se no filtro, impedindo a sua passagem, algo que não acontecia quando ela estava puxando menos gasolina, dedução pura.


 Material necessário:

 Chaves 08, 10, 12

 Kit chaves allen para retirar o banco e o hodômetro de cima do tanque.

 Chave de fenda para soltar a tampa da bomba e chave philips para retirar a bateria.

 Alicate bico de pato.

 Mangueira e galão para esvaziar o tanque.

 Acho que é isso.

 Vamos começar:


 

Após retirar o banco, vc terá acesso ao compartimento da bateria e ao parafuso de fixação do tanque. Remova a bateria e toda a gasolina do tanque e em seguida retire o parafuso do tanque, assim ele está solto.

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Com um alicate de bico de pato, aperte e solte as duas presilhas para baixo. à frente das duas presilhas exitem dois conectores, solte-os também. 

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Em seguida pegue a chave allen e solte o hodometro de cima do tanque, cuidado com os espaçadores dos parafusos para não perder, puxe-o para frente e suavemente deixe-o pendurado ao lado. Solte as duas mangueiras que vc liberou as presilhas para baixo, do outro lado tem outra mangueira fina,mas sem presilha, solte-a e puxe o tanque para trás,ele sai suavemente

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Tanque fora, chassi  exposto, aproveite e limpe-ôs por completo, a parte de baixo costuma acumular resíduos, levando a oxidação.

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Não esqueça de manter junto cada parte que for desmontada, para não perder ou depois não saber onde vai.

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Agora vc terá que remover os dois parafusos que fixam a bomba no quadro com uma chave de boca 10, após soltar estes parafusos vc também terá que soltar a mangueira da injeção e puxar as duas mangueiras do tanque para sacar a bomba, como tem muitos chicotes ao lado da bomba vc terá que puxar os do lado da ignição para puxar a bomba e assim que liberar este lado, puxe a bomba do outro lado do chicote principal, tudo com muito cuidado para não danificar nada, pronto bomba liberada.

Vire a bomba para baixo e "jogue fora toda" a gasolina que sair.




















Anel metálico , a bomba e os encaixes, note a marcação que fiz com caneta para não confundir para montar corretamente depois.





















Solte os parafusos de fixação aos poucos cada um, para não correr o risco de partir a parte plástica, em seguida, vá soltando ela com uma chave de fenda suavemente um pouca de cada lado, até se desprender totalmente. Em seguida retire a bomba do copo, vc verá o resto de gasolina, no meu caso, parecia chá de camomila, de tanto depósito de sujeira acumulada, jogue fora e lave o copo.















 

Bomba solta e seus parafusos


















e a visão do filtro que fica na parte de baixo dela.










Passando o dedo, saía uma espécie de limo

que estaria também prejudicando a passagem da gasolina

Copo já lavado.















Vista lateral do filtro, girando ele suavemente no sentido horário, é posivel soltá-lo

Para lavar, utilizei detergente neutro puro, passando dos dois lados, depois coloquei a mangueira na saída de gasolina e deixei sair bastante água limpa, novamente passei detergente e com um pincel fino, esfreguei por cima do elemento, novamente utilizando a mangueira para o enxágue












































Após a lavagem, passei o ar comprimido  para retirar o excesso de água e deixei secar ao sol.
























Vista do filtro totalmente limpo

O processo de remontagem é o inverso da desmontagem.

Agora é so encaixar o filtro no seu lugar e girar para prendê-lo. Para recolocar a bomba vc terá que colocar o anel de vedação nela e encaixar nas furações certa os parafusos, (exitem guias para evitar que ela esteja encaixada errada) em seguida aperte os parafusos com a mão até todos estarem ja encaixados no anel de metal. Agora com a chave 8 vc irá dar meia volta em cada um deles em sequencia até ela fechar totalmente, 

















A medida que vc for apertando ele irá encaixar, se um lado não encaixar, solte um pouco todos os parafusos e reposicione o anel de metal.

 














   

Bomba lacrada, deixe da mesma forma como ela estava quando foi abrí-la. ou seja, bem apertada. 

 Agora faça o procedimento inverso, posicione ela encaixando antes pelo lado do chicote principal e depois suba um por um os outros chicotes da outra lateral para cima da bomba.

Não esqueça de colocar as mangueiras para o tanque para depois posicioná-la no seu lugar e a da injeção para a bomba depois que ela estiver fixada.

Também não esqueça de apertar a presilha da mangueira da injeção, com muita cautela para não danificar a sua saída da bomba. 

 Recoloque o tanque de combustível no lugar, não esuqeça e dê uma limpada no quadro e adjacencias, sabe Deus quando vc terá que tirar ele de novo, e assim tira a sujeira acumulada que pode começar a dar ferrugem nas partes de metal que molharem por ali.